Buscar

Tecnologia e Sustentabilidade, vamos falar sobre Green IT


Por Natanael Dias.



TI Verde (Green IT), é a expressão utilizada pelo setor de tecnologia para incorporar a preocupação, desenvolver e promover a sustentabilidade, que vem sendo discutida por vários setores da sociedade, e ganhou força no início dos anos 2000. Compõe um conjunto de ações que torna o processo de produção de equipamentos menos prejudicial ao meio ambiente, com o objetivo de desenvolver produtos que consomem menos energia, evitar a utilização de metais pesados e o uso de componentes químicos e tóxicos, além de aumentar a quantidade de materiais recicláveis na fabricação dos produtos.


Essas ações podem ser aplicadas em todas as áreas e setores, não precisa ser uma empresa especializada ou as gigantes do mercado como muitos pensam, empresas comuns e não apenas do setor de TI também podem, e devem adotar medidas que auxiliem na sustentabilidade. O assunto predominante é a economia de energia, desligar equipamentos que não estão em uso como monitores, computadores, lâmpadas, ar condicionado; a utilização de fontes de energia alternativas como a solar e a eólica; otimização da utilização de hardware com a virtualização de servidores e uso de ambientes cloud. Mas existem outras medidas como manter a atualização dos softwares/firmwares, e a manutenção de equipamentos para prolongar a sua vida útil, o descarte correto de equipamentos eletrônicos para centros de coleta ou instituições de reuso, e a economia de papel, cartuchos de tinta e uso de pilhas.


De acordo com o relatório da Plataforma para Aceleração da Economia Circular (PACE) e da Coalizão das Nações Unidas sobre Lixo Eletrônico, divulgado em 24/01/2019 em Davos na Suíça, até o ano de 2050, o nível de produção de lixo eletrônico vai atingir a marca do 120 milhões de toneladas, que causa danos severos à saúde, meio-ambiente e perda significativa de materiais brutos, escassos e valiosos, como o ouro, platina e cobalto. A solução é o design de produtos duráveis e a implantação de sistema de compras e retorno de eletrônicos.


Para quem tem interesse em abraçar a ideia do TI Verde, existem 3 níveis de abordagens:


Incremental, são políticas e medidas simples, objetivos pequenos e de fácil implantação, com baixo custo e um retorno imediato, na maior parte dos casos gera redução no consumo de energia.

Trocar todas as lâmpadas por lâmpadas LED, tirar equipamentos da tomada, reduzir o consumo de água, fazer a separação do lixo…

Estratégica, diminuição da geração de CO2 , considerado um benefício de marketing, substituição por novas tecnologias levando em consideração o custo-benefício.

Trocar equipamentos antigos por modelos novos que consomem menos energia (Geladeira, micro-ondas, televisores, monitores...), veículos mais econômicos e com menor emissão de gases.


Radical, “vestir a camisa”, neutralizar a emissão de gases que geram o efeito estufa, reutilização de recursos, geração de energia limpa e programas de incentivo para funcionários e para a comunidade.

Uso de veículos elétricos, instalação de painéis solares ou geradores eólicos, programas de reciclagem e/ou descarte correto do lixo, realizar o plantio de árvores.


0 visualização
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter

© 2023 by MarketEasy. 

E-mail: contato@marketeasy.store  | Telefone: (45) 3112-4248